12 março, 2011

Medo



"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” 1 Jo 4:18

Nesse domingo falamos sobre medo. O medo é algo que está muitas vezes presente no nosso dia a dia.
Por que sentimos medo?

1- Resposta natural do nosso corpo, para defesa. Ex.: medo de fogo - para não nos queimarmos. Medo de altura - para não nos machucarmos.
2- Algum trauma que sofremos. Ex.: Assalto - medo de andar à noite, de pessoas estranhas...
3- Herança dos pais. Ex.: Mãe que tem medo de andar à noite - passa para filho.
4- Insegurança: Quando somos muito inseguros (personalidade, perfil, temperamento) temos tendência a temer
5- Falta de fé: Quando não confiamos 100% em Deus ou não cremos naquilo que a Bíblia nos traz podemos temer problemas, situações, etc.

Algumas dicas de como vencer o medo?

-Fazer o devocional, por que é através dele que conhecemos a palavra de Deus, as promessas que Deus tem para nós e podemos ouvir o que Deus fala desse medo.
-Procurar ajuda. Fale com seu líder, obreiro, pais, comigo. É importante falar com alguém que possa te ajudar, para essa pessoa orar com você, te aconselhar e orar por você.
-Dar nome ao medo, orar em cima disso e declarar a palavra
-Crer em Deus e na sua palavra: a fé é uma ótima arma contra o medo.

Alguns versículos para te ajudar (no seu devocional diario voce vai achar muito mais!):

Sl 3:5-6 "Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam."

Sl 4:8 "Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança."

Sl 34:4 "Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores."

Sl 34:7 "O anjo do Senhor é sentinela ao redo

Sl 91 inteiro.

Pv 1:33 "(...) mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranqüilo, sem temer nenhum mal"r daqueles que o temem, e os livra."

Lc 10:19 "Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano."

Fl 4:8 "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for
correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."


--
Por Thariane Muniz Borges.

Nenhum comentário: